segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Khalil Gibran


Gibran Khalil Gibran , 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931, também conhecido simplesmente como Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.

Seu nome completo transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neo-latina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. Em inglês (pois foi nos Estados Unidos da América que ele desenvolveu a maior parte da sua atividade produtiva), preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada de Khalil Gibran. E assim se conhece em todo o mundo ocidental.

Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental, que — por essa razão — alcançou popularidade em todo o mundo. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, que foi originalmente publicado no idioma inglês e traduzido para inúmeros outros idiomas mundo afora. Outro livro de destaque é Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor.

Todos os seus livros foram traduzidos para o português por Mansour Challita.

Gibran Khalil Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 (Nova Iorque, Estados Unidos da América), causa mortis dita ser cirrose e tuberculose.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Medalhoes de filé ao molho de shitake


Ingredientes

1 kg de medalhão de filé mignon
2 unidade(s) de cebola em fatias
3 colher(es) (chá) de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta moída(s)
2 colher(es) (sopa) de páprica doce
2 xícara(s) (chá) de água fervente
4 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
4 unidade(s) de shitake seco(s)
4 unidade(s) de ameixa preta picada(s), sem semente(s)
1 colher(es) (chá) de mel
2 dente(s) de alho ao meio
2 folha(s) de louro Preparação:

Modo de preparo
Tempere os medalhões com sal, pimenta e a páprica doce. Cubra os medalhões temperados com as fatias de cebolaver vídeo Embrulhe em papel filme, leve ao refrigerador e deixe pegar gosto por pelo menos 1 hora.
Em uma panela que possa ir ao forno, coloque a água e, após a fervura, manter quente, mas sem ferver, colocando 2 folhas de louro nessa água. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 175 graus. Em uma frigideira, aqueça o óleo em calor médio. Separe as cebolas da carne. Reserve metade das cebolas e descarte o restante.
"Sele" rapidamente os medalhões, cerca de 1 minuto de cada lado. Transfira-os para a panela com a água. Pique finamente as cebolas reservadas e frite-as na mesma frigideira que usou para os medalhões. Adicione então o shitake, as ameixas, mel e alho, mexendo bem.
Transfira tudo para o recipiente de água quente onde estão os medalhões e leve então ao forno. Cozinhe por 1 e 1/2 hora a 175 graus. Desligue e deixe esfriar dentro do forno, cerca de 2 h.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Biografia de Leonardo da Vinci


Biografia



Possível casa onde Leonardo nasceu
Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.

No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai.



Esboço de um cavalo
Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.



Duas perspectivas do crânio
Em 1469, Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488).

Em 1472 iniciou investigações anatómicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. A figura ao lado é um exemplo desse trabalho.



Desenho da Paisagem do Vale do Arno
O seu primeiro desenho, intitulado Desenho da paisagem do Vale do Arno, é datado de 1473.



Madona com Cravo
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação. Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor a Ludovico Sforza (1451-1508).



A Virgem dos Rochedos
De 1483 até 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis, aceitou e executou a encomenda de uma pintura de altar: A Virgem dos Rochedos.

De 1487 até 1488, trabalhou como arquitecto no atelier da Catedral de Milão.



Esboço do corpo humano
Em 1489, Leonardo planeou um tratado de anatomia com base numa grande colecção de desenhos anatómicos que havia realizado a partir de observações e dissecações humanas e animais.



Retrato de Cecilia Gallarani
De 1489 até 1494, trabalhou na estátua equestre de Francesco Sforza em Milão. Nesse mesmo período pintou os Retrato de Cecilia Gallarani e de Lucrezia Crivelli.



A Última Ceia
De 1495 até 1498, Leonardo entregou-se à pintura de A Última Ceia encomendada por Ludovico Sforza.



A Virgem e o Menino com Stª Ana
Em 1500, regressou a Florença e iniciou aquele que seria o seu período mais produtivo como pintor. Na primavera desenhou um croquis para a A Virgem e o Menino com Stª Ana, cuja pintura a óleo só será concluída em 1510.



Madona do Fuso
Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da Virgem com o Menino conhecido como Madona del Fuso.

Em 1502, viajou por Itália com Cesar Borgia como arquitecto e engenheiro. Neste altura, desenhou mapas e outros tipos de representações geográficas.



Batalha de Anghiari
Em 1503, regressou a Florença e iniciou o retrato de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo. Nesta altura começou a pintura mural da Batalha de Anghiari.

Em 1513, Leonardo da Vinci foi para Roma com o seu novo mecenas, Giuliano de Medici.

Em 1514/1515 iniciou uma série de experiências científicas. Entre outras coisas, planeou a drenagem dos pântanos de Pontini, a sul de Roma.

Em 1516, após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I.

Morreu em Cloux em 1519. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA


Este filme estreou em: 04 de Julho de 2008

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um homem apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.