sábado, 4 de setembro de 2010

O MAIS MODERNO VELEIRO PARTICULAR DO PLANETA


O americano Tom Perkins, de 75 anos, é considerado um dos grandes visionários do Vale do Silício, a região da Califórnia onde os mega, giga e terabites são transformados em bilhões de dólares da noite para o dia. Ele investe em companhias em estágio embrionário para lucrar no futuro, e ajudou a criar empresas como Genentech, Netscape e a poderosa Google.

Tom mandou construir o maior e mais moderno veleiro particular do planeta. De uma vez só, tirou US$ 130 milhões do bolso, batizou sua embarcação de Falcon Maltese (Falcão Maltês) .

Ele tem 289 pés, o equivalente a 88 metros de extensão, e é considerado o veleiro mais moderno dos últimos 150 anos. Ele foi o primeiro a tornar realidade o sistema DynaRig, que usa mastros independentes que ajustam o barco e o põem em curso.

O Falcão Maltês conta com três mastros que, dotados de sensores, calculam e se ajustam automaticamente ao rumo dos ventos. Da popa à proa, não encontra-se o emaranhado de cordas e redes. Para içar os 2,4 mil metros quadrados de vela, são usados 60 motores e para enrolar o tecido são necessários mais 15 pequenos motores.

Em alguns meses do ano, o Falcão Maltês é alugado. Preço da semana: 350 mil euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário