domingo, 25 de julho de 2010

BIOGRAFIA Aristóteles Onassis


Aristóteles Sócrates Onassis (Αριστοτέλης Σωκράτης Ωνάσης) (*15 de janeiro de 1906 - † 15 de março de 1975) foi o magnata grego mais famoso da indústria naviera do século XX.

Onassis nasceu em Izmir (Esmirna), no Império Otomano, em uma família de classe média grega. No momento de seu nascimento, Esmirna tinha uma importante proporção de gregos entre seus habitantes. Depois de ser ocupada brevemente por Grécia entre 1919 e 1922, após a vitória aliada na Primeira Guerra Mundial, a cidade foi recuperada por Turquia e as propriedades da família Onassis perderam-se, forçando-a a regressar a Grécia como [[refugiado s.

Em 1923, Aristóteles Onassis abandonou seu país de origem em direcção a Argentina, onde, depois de um difícil começo, relançou o negócio familiar do fumo. Em 1925, recebeu a dupla nacionalidade, grega e argentina.

Em 1927, com mal US$ 250 partiu novamente em direcção a Argentina, onde tentaria uma nova vida. Em Buenos Aires, falsificó sua identidade para “envelhecer” seis anos e estar em condições legais de trabalhar. Fez-se telefonista e nas horas livres, estudava por conta própria o mercado financeiro. Com os poucos rendimentos obtidos por especulação, pôde comprar roupas sofisticadas, passando a frequentar a alta sociedade de Buenos Aires.Duas famílias de Buenos Aires, foram sua relação mas próxima, a família Gaona e a família Dodero, quem em diferentes instâncias de sua vida estiveram muito unidos. Com quem estreito grandes laços, que estava unido ao negócio do fumo, por sua própria família Gaona fué Enrique Gaona, asi como também sua esposa Teresita Gondra do Campo de Gaona, ambos souberam brindar a contenção e o espaço para que Aris, como eles afectuosamente o chamavam, possa se abrir espaço na sociedade de Buenos Aires e as oportunidades que isso significo para Onassis. [1].

Ao pouco, os ganhos de Onassis tornaram-se mais significativas e, com a ajuda de seu pai que permanecia na Grécia]], se aventurou na importação de fumo turco, cujo consumo entre as mulheres pôs de moda]] nos anos 20, por mediação de uma actriz de cinema. Seu contacto com sua terra natal aumentou, e decidiu-o a voltar, mas manteve-se na exportação de fumo. Para ampliar sua capacidade de transporte de fumo, comprou dois navios no Canadá]]. Na década dos 30 iniciou-se na indústria naval e, à idade de 25 anos, ganhou seu primeiro milhão de dólares. Para 1932, Aristóteles tinha-se convertido em um homem de negócios que contava com navios, petroleiros e balleneros.

Posteriormente a um problema burocrático no porto de Róterdam, Onassis mudou a bandeira de seus barcos, agora com registo do Panamá]]. A tomada dessa medida, possibilitou que os trámites como número de tripulantes, impostos e tipo de ónus, passassem a ser resolvidos com mais rapidez, abaratando seus processos. Criativo, conseguia empréstimos bancários assiduamente, aumentando o tamanho de sua frota.

Seguindo o princípio Ou.P.M. (Other People Money, o dinheiro de outros) inventado pelo comerciante, naviero e investidor imobiliário Daniel Ludwig, Onasis, dono de uma pequena frota de barcos mercantes velhos comprados ao exército norte-americano, em sua maioria, com a qual fazia transportes para uma companhia petrolífera, convenceu à Metropolitan Life Insurance Company de que lhe fizesse um empréstimo de 40 milhões de dólares para a construção de barcos novos, oferecendo como garantia seu contrato com a petrolera. O empréstimo seria da mesma duração que seu contrato com a petrolera. Onasis evocava com freqüência aquele episódio crucial em sua carreira " Era como se lhe prestassem dinheiro a alguém que se propunha lhe alugar uma propriedade a Rockefeller. Que a casa tivesse buracos no teto não tinha importância alguma, se Rockefeller consentia na alugar, com isso lhe bastava ao prestamista". Este princípio está hoje em dia muito difundido. É o princípio do investimento imobiliário. Quando se pede prestado para comprar um inmueble a prazo, em realidade é aos compradores a quem lhes presta o banco. E são eles quem devolvem o dinheiro. Mas o inmueble, afinal de contas, pertence ao investidor (o Banco).

Patriota grego convencido, em 1939 possuía uma frota de petroleiros, com a qual sustenta aos aliados. Em 1954, Onassis tinha sido pesquisado pelo FBI por fraude contra o governo norte-americano. Acusava-se-lhe de ter violado uma disposição segundo a qual todos os navios com bandeira dos Estados Unidos deviam pertencer a cidadãos desse país. O magnata finalmente declarou-se culpado, e pagou uma multa de 7 milhões de dólar]]é.

Uma nota curiosa a respeito do talento e Génio de Onassis revela-a Christian Cafarakis, que durante mas de seis anos foi empregue de Onassis em seu luxuoso yate. "Uma noite, eu estava sobre a ponte e descubri um grande segredo, talvez o de seu exito; este segredo era que, dantes de assistir a uma cita de negócios, o senhor Onassis se propunha em voz alta todas as perguntas que eventualmente teria que responder. Essa noite durante horas, interrogo-se incansavelmente. Respondio com exactidão, como se tivesse um publico diante. Às vezes respondia ao cabo de vários minutos de reflexion, às vezes em seguida, às vezes fazendo de conta que se encolerizaba. Comprendi que quando se apresenta em algun lado a tratar um negócio, ao igual que um actor, o senhor Onassis repete seu texto e ensaya seu papel, tratando de adivinhar por adiantado o de seus adversários".

Em 1957, fundou Olympic Airways (hoje Olympic Airlines), a primeira linha aérea de bandeira grega.


Onassis financiou a construção da Torre Olympic, Nova YorkVida pessoal
No que se refere a sua vida pessoal, Onassis conquistou e se casou o 28 de dezembro de 1946 com Athina Mary Livanos, filha do magnata naviero Stavros Livanos. Para muitos foi um casal muito conveniente para Onassis, já que aprendeu o negócio naviero a costa de Livanos. Com ela teve dois filhos, Alexander (30 de abril de 1948- 23 de janeiro de 1973) e Christina (11 de dezembro de 1950-19 de novembro de 1988), ambos nascidos em Nova York.

Apesar de que ambos estavam oficialmente casados, Onassis manteve um soado affaire com a diva da ópera também grega, María Calas. De acordo com Greek Fire: The Story of Maria Calas and Aristotle Onassis, de Nicholas Gage, Calas deu a luz a um menino o 30 de março de 1960, que viveu poucas horas. Calas tentou repetidamente que o magnata contraísse casal com ela, ao que o se negou baixo variados pretextos.

A vida bastante dissipada de Aristóteles Onassis até dantes da chegada de Kennedy, decorria entre cruzeiros com convidados do mundo do espectáculo e a nobreza européia, em sua yate de luxo, "Christina" pelo Mediterráneo, o mar Egeo e a Costa Azul, a ilha privada de Skorpios e seus negócios que dirigia a distância.

A relação terminou abruptamente quando um Onassis deslumbrado deixou sem maiores miramientos a María Calas para se casar com Jackie Kennedy, viúva de John F. Kennedy, o 20 de outubro de 1968. Jacquie Kennedy fez questão de casar-se para não escandalizar a seus filhos de curta idade. Ao que o magnata acedeu encantado, deixando de passagem a Calas devastada sentimentalmente.

Estabeleceu-se uma acta matrimonial secreta que declarava que em caso de morte do marido ou divórcio, Jacquie receberia a terceira parte de sua fortuna e bens, Onassis a assinou sem regaños.

Passado um tempo, Jacquie evidenció ter gustos extravagantes e costosos que um afligido Onassis devia satisfazer a costa de elevadas somas de dinheiro, recursos e pessoal a seu serviço; cedo se hastió dela. Por exemplo, para o café da manhã matinal, o avião pessoal de Onassis devia voar mais de 300 km na manhã, a uma ilha próxima à ilha de Skorpios para trazer um tipo de pan que a Jacquie lhe encantava para seu café da manhã. Ademais seguindo o estilo que teve na Casablanca quando era Primeira Dama, mudou suntuosos e elaborados decorados por arranjos ainda mais costosos e a gosto dela, fazendo desaparecer qualquer impressão de María Calas em sua residência. Jacquie passava a maior parte do tempo de compras e a vida marital voltou-se vazia para Onassis.

Cedo Onassis sentiu-se defraudado com sua a cada vez mais esquiva e costosa esposa e voltou seus olhos a María Calas. Calas foi o amor maior de sua vida, facto evidenciado pelo pouco que durou a felicidade em seu casal com Jacqueline, união que tentou dissolver de maneira temporã. Jacquie era-lhe esquiva maritalmente e ademais detestava o fedor a fumo que envolvia a Onassis. O 23 de janeiro de 1973, seu filho Alexander falecia em um acidente de aviação e isso o sumiu em uma profunda depresión da que nunca se sobrepuso.

Cala-la nunca lhe perdoou a Onassis o desaire. Enquanto esteve casado com Kennedy foram muitas as vezes que tratou de se encontrar com Calas; de facto, voou a Paris para ver após a morte de seu filho Alexander, em um acidente de avião.

Durante este encontro, Calas disse-lhe "Oxalá nosso filho tivesse vivido". Calas recusou-o dignamente e nunca mais se voltaram a encontrar fisicamente. Onassis sumiu-se na solidão e a depresión.

Ao igual que María Calas que não pôde superar o abandono do magnata e nunca lho perdoou, Onassis nunca se recuperou da morte de seu filho.

Onassis sumido em uma depresión e além de ser excessivo fumador de puros, morreu em Neuilly-sul-Seine, França, por causa de uma pneumonia bronquial à idade de 69 anos. Seus restos jazem na ilha de Skorpios.

Jacquie guardou um luto aparente pela morte de seu marido, enquanto seus advogados corriam a validar a acta de casal.

Sua filha Christina foi designada herdeira universal, mas Jackie Kennedy reclamou a terceira parte das posses do magnata, como estava estipulado na acta de casal. Se entabló uma disputa legal entre Christina e Jacquie.

Depois da morte de Chistina, os dois terços restantes da herança passaram a sua única neta, Athina Roussel, quem contraiu casal, o 3 de dezembro de 2005, à idade de 20, com Álvaro de Miranda Neto, um conhecido ginete de origem brasileiro.

Um comentário:

  1. Resumindo, ao meu ver o Amor tem um grande poder devastador a derrotar, maior que construir.

    ResponderExcluir