terça-feira, 20 de julho de 2010

Tae Kwon-do filosofia e arte atravez do tempo


Historia

No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de Arte Marcial, em um período anterior.

As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.

O taekwondo é uma mistura de Hwarang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwarang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Na arte do Hwarang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comum na China. No Taekkyon também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado" e o "Enforcamento com as pernas".

Os princípios antigos do Taekwondo eram:

Fidelidade ao rei;
Lealdade aos amigos;
Respeito aos pais;
Nunca recuar perante o inimigo;
Só matar quando não houver alternativa.
A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.

A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como soobak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.

No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o caratê (Tang Soo Do, em coreano).

Origem do nome
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Via dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

"TAE" ( hanja ) pé;
"KWON" ( hanja ) mão;
"DO" ( hanja ) caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário