terça-feira, 20 de julho de 2010

História do Chateau Lafite

História do Chateau Lafite

O chateau Lafite leva o seu nome a partir da família de La Fite, antigo aliado da casa de Foix através do casamento de Joseph de Foix, senhor Mardogne, Cavaleiro da Ordem do Rei, com Françoise de La Fite, filha de Thibaud La Fite. Pierre de La Fite, Intendente da Ordem do Rei e proprietário do vinho de Pauillac, era senhor da Goussencourt.

Jean-Jacques de la Fite, o último representante do sexo masculino nessa casa nasceu em Pau, França, em 5 de Novembro de 1690 e faleceu em 20 de Outubro de 1740 em Paris.
A Maison Lafite RothschildA partir do século XVII, a propriedade de Chateau Lafite caiu nas mãos da família Ségur, bem como a Maison Lafite que ainda existe. É a partir de 1680 o primeiro vestígio da existência de um importante vinhedo que foi plantado por Jacques de Ségur. No século XVIII, o Marquês Nicolas-Alexandre de Ségur modernizou a vinificação. Em 8 de Agosto de 1868, o Barão James de Rothschild adquiriu Château Lafite colocado em leilão devido a sucessão de Joseph-Ignace Vanlerberghe. De 1946 a 1974, Elie de Rothschild assumiu as rédeas do Château Lafite Rothschild. Em 1975, o Barão Eric de Rothschild, um sobrinho do Barão Elie, substituiu-o. Hoje, a gestão da vinha está a cargo de Charles Chevallier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário